Sábado, 15 de Setembro de 2007

Dachshund

Dachshund de pêlo comprido

 

O Dachshund ou Teckel é uma raça de cães comprida e de pernas curtas. O nome da raça vem do alemão e significa literalmente "cão texugo" (der Dachs - texugo; der Hund - cão). A raça foi criada para farejar, perseguir, caçar e matar texugos, marmotas e outros animais que habitam buracos.

A raça também é chamada popularmente de "salsicha" em Portugal, por causa do seu corpo longo. Alguns também chamam a raça de "Cofap", graças a uma série de propagandas de amortecedores da empresa Cofap exibidas em 1989. Também é chamado de "basset", pois é confundido por leigos com o Basset Hound.

Aparência

Um Dachshund normal tem em média de 5 a 10 kg, enquanto um miniatura varia e tipicamente pesa menos que 5 kg. Dachshunds modernos são caracterizados pelas suas pernas tortas, pele solta e peito tipo barril, atributos que foram deliberadamente adicionados à raça para aumentar a sua habilidade em entocar-se em espaços apertados. Eles têm tres variadades de pêlo: liso, pêlo longo e pêlo duro; o Dachshund de pêlo duro é geralmente menor no comprimento do que os outros dois. H. L. Mencken disse "Um dachshund é meio-cão em altura, e um cão-e-meio em comprimento," sendo esta a sua maior fama.

As cores e modelos dominantes incluem o vermelho e o preto e bronze. Modelos antigos tradicionais como o malhado e o de cor negra estão recentemente a ganhar popularidade. Recentemente, outras combinações de modelos e cores estão a ser desenvolvidas; não é incomum ver Dachshunds com pêlos castanho e bronze, chocolate e bronze, pintados, pintas duplas, e até brancos. Infelizmente, algumas dessas cores precisam de uma extensiva procriação consanguínea para se obter; os de pintas duplas muitas vezes nascem sem olhos ou com olhos severamente subdesenvolvidos. Por essa razão, os criadores e donos da raça responsáveis não preferem criar ou dar continuidade a este tipo.

Algumas pessoas confundem erradamente os Dachshunds com os Basset Hounds, pela semelhança anatómica das raças.

Temperamento

Dachshunds são cães leais, valentes, brincalhões, conhecidos pela sua propensidade em caçar pequenos animais e pássaros. De acordo com a CBKC, o Dachshund é "amigável por natureza, nem nervoso,nem agressivo, de temperamento equilibrado. Ele é um cão de caça apaixonado, perseverante, rápido na caça e de excelente faro." O tipo de pêlo é muitas vezes considerado associado com as características no temperamento; a variedade de pêlo longo, por exemplo, é considerada ser menos agitada que os outros provavelmente pelo facto da sua ancestralidade com o Cocker para obter a sua característica cabeluda. Porém, alguns criadores de Dachshund de pêlo longo discordam desta afirmação. Por causa da característica de peito tipo barril, o latido do dachshund é normalmente alto.

Saúde

"Oliver", Teckel miniatura de pêlo liso

 

A raça é conhecida por ter problemas na espinha, devido à sua coluna vertebral extremamente longa e suas costelas curtas. O risco de ferimentos pode ser piorado pela obesidade, que coloca muito peso na vértebra. Para prevenir danos, é recomendável que os Dachshunds sejam desencorajados a pular e a subir e descer escadas. Está se a tornar cada vez mais evidente que a ocorrência e severidade desses problemas são grandemente hereditários, e criadores responsáveis estão a trabalhar para eliminar esta característica da raça. Para manter uma boa saúde do animal: leve-o para passear e o incentive a correr, isso ajudarará a manter uma boa forma do animal.

História

Alguns haviam teorizado que as raízes do Dachshund voltam ao Egipto Antigo, onde gravuras foram feitas com cães de caça de pernas curtas. Mas na encarnação moderna, o Dachshund é uma criação de uma raça de cães europeia, e inclui elementos de hounds e terriers da Alemanha, França e Inglaterra. Dachshunds foram mantidos nas cortes reais em toda Europa, incluindo a da Rainha Vitória, que particularmente era apaixonada pela raça.

As primeiras referências verificáveis ao Dachshund vem de livros escritos no começos do século XVIII. Antes disso, existem referências a "cães texugo" e "cães de buraco", mas elas provavelmente se referiam mais aos própositos do que à raça em específico. Os Dachshunds Alemães originais eram maiores que a variedade de tamanho natural de hoje em dia, pesando entre 14 e 18 kg, e originalmente tinham com as pernas rectas ao invés de pernas tortas (o Dachshund moderno descende de raças mais recentes). Ainda que a raça era mais famosa para o seu uso em exterminar texugos, Dachshunds também foram geralmente usados para a caça de coelhos e raposas, para localizar cervos, e em grupos eram conhecidos por caçar animais grandes como javalis.

Curiosidades

Símbolo da Alemanha

Dachshund de pêlo duro

Dachshunds têm sido tradicionalmente vistos como um símbolo da Alemanha, apesar da sua herança pan-europeia. Durante a Primeira Guerra Mundial muitos americanos começaram a se referir aos Dachshunds como os "filhotes da liberdade", e cartunistas políticos comumente usaram a imagem do Dachshund para ridicularizar a Alemanha. A cicatriz dessa associação foi revivida numa extensão muito reduzida durante a Segunda Guerra Mundial, e rapidamente desapareceu junto com o fim da guerra. O marechal alemão Erwin Rommel também era conhecido por ter Dachshunds.

O Dachshund, por sua associação com a Alemanha, foi escolhido para ser o primeiro mascote oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de 1972 com o nome de "Waldi".

Corrida de Dachshund

Teckel miniatura de pêlo curto

Uma das curiosidades mais controversas que se criou recentemente é a presença dos eventos de corrida de Dachshund nos Estados Unidos da América. Alguns vêem a possibilidade de magoar a raça com o peso colocado na coluna espinhal dos cães.

Cofap

O Dachshund ficou mais famoso conhecido ao público brasileiro graças a uma série de propagandas feitas pela agência W/Brasil para a empresa Cofap, que vendia suspensões para automóveis. As propagandas foram exibidas de 1989 a 1993, usavam um grande apelo emocional, mostrando o cãozinho em diversas situações (geralmente ajudando a família).

A primeira propaganda mostrava o cão e o produto comercializado (suspensão automotiva), devido às suas semelhanças. Depois disso, a agência investiu mais no conceito da propaganda. Uma mostrava-o a tentar impedir que a família viajasse por causa dos amortecedores vencidos, se deitando na frente do carro. Também havia outra propaganda com o Dachshund descendo uma rua de carrinho de rolimã. O slogan publicitário era: "o melhor amigo do carro e do dono do carro". A propaganda ganhou vários prémios como no festival de Cannes.

Com isso o Dachshund caiu na cultura popular e ficou a ser conhecido também como cofap ou cofapinho (talvez também por causa da dificuldade de se pronunciar Dachshund em português), e até hoje as pessoas se referem à raça por este nome.

 

publicado por mímica às 14:50

link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De Afonsinetes a 17 de Setembro de 2007 às 23:00
AMEI, obrigada amor, hj nao comento assim como deve ser tou com pressa e tenho muitas cenas pa te contar, AMO-TE MUITO NEM IMAGINAS O QUE TENS FEITO POR MIM


AMO.TEEEEEEEEEE

bjao
De larissa a 15 de Maio de 2008 às 16:55
eu adorei tudo o que falaram desse incrivel animal eu tenho uma e sou muito feliz com ela o nome dela e anita a comida favorita dela e salcichaum beijo para todo mundo que gosta de animais
De sofia a 19 de Julho de 2008 às 12:10
Eu gostei de tudo o que disseram mas fiquei sem saber aonde é que há criadores da raça teckel de pelo curto em portugal. Se alguem souber pff me diga.
obg
De OctávioM a 31 de Agosto de 2009 às 03:37
Estou interessado num Teckel Dachshund ) de pelo curto, raça que gosto muito vivo numa vivenda geminada R/C e 1º andar, tenho também um pequeno pátio exterior, gostaria que quem conhece esta raça me informa-se qual das variantes de pelo liso curto é preferível a Standard ou a miniatura, fiquei preocupado com por esta raça ser conhecida por ter problemas na espinha, devido à sua coluna vertebral extremamente longa e costelas curtas, como vivo numa vivenda com 1º andar as escadas poderão ser um factor eliminatório para ter este tipo de raça? Ajudem-me por favor.
Obrigado
De eliziane a 12 de Março de 2013 às 22:49
Eu tenho um Darchund filhote de trinta dias.É um amor,brincalhao,carinhoso,meigo,o meu pelo menos adora visitas,e não é escandaloso de jeito nenhum.A familia toda adora ele,todo mundo vem em casa brincar,fazer carinho.Minha casa tem escada e desde que eu descobri dos problemas frequentes da coluna vertebral clássica desse tipo de raça começei a descer e subir as escadas com meu filhote no colo.Já providenciei grades pra escada e tentarei manter ele longe do sofá pra previnir problemas futuros.Alem disso eu encontrei a ração especifica pra raça Darchund .Royal Canin.Adoro meu bombom e farei o que for preciso pra que ele viva muito tempo protegido e muito feliz.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Silves: Cães ajudam crian...

. Cientistas indicam que os...

. Especial Halloween - Anim...

. Torturar e matar animais ...

. Elefante bebé chora depoi...

. Como os animais realmente...

. Associação transmontana q...

. Cão ajuda criança em caso...

. Furacão Katrina provocou ...

. Animal defende fim da "ve...

.arquivos

. Março 2014

. Dezembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Uma outra paragem

. NÃO ...

. Penteados em tempo de aul...

. Quem escreveu isto é um g...

. Amor vândalo

. O IDIOTA E A MOEDA

. Respostas Reais

. Historia de Portugal em p...

. Dia do nosso Nascimento

. Conversa entre Ministros

.links

.participar

. participe neste blog


Girly glitter comments from www.GirlyTags.com

Girly glitter comments from www.GirlyTags.com

.Adopção

Adotado no Evelyn's Place.com Adotado no Evelyn's Place.com Adotado no Evelyn's Place.com

.Vamos Ajudá-los

lays by verdinha lays by verdinha lays by verdinha lays by verdinha
Esta Terra que é a Nostra
Image Hosted by ImageShack.us
adopt your own virtual pet!

.subscrever feeds