Sábado, 7 de Junho de 2008

Escavadores caninos!


 

Escavadores caninos!

 

 

Lembra-se de como o seu jardim era antes do cão ir para lá morar? Para muitas pessoas manter o jardim sem buracos é um desafio diário e o cão ganha aos pontos! Será caso para desistir? Não, senhor! Não sem pelo menos tentar entender o porquê para tentar resolver definitivamente o problema.
Para os cães, escavar está-lhe nos genes. Os seus parentes silvestres cavam para esconder alimentos que não podem ser consumidos logo, bem como para fazer uma toca de abrigo para si ou para os filhotes. Outras vezes, escavam para descobrir insectos, ratos, toupeiras, coelhos ou outros seres subterrâneos que valham a pena caçar. Os humanos valeram-se desta habilidade natural para seleccionar um conjunto de cães que se mostraram úteis em perseguir pragas para o homem. Estes cães estão agrupados num grupo chamado TERRIERS, e são exemplares dotados de uma capacidade inata para escavar! Portanto, manter um Terrier no quintal significa provavelmente perder a beleza do relvado, e ganhar uns quantos buracos "decorativos", pelo menos do ponto de vista do cão...

Quando observar o seu cão a escavar o jardim verifique bem porque o faz. NÃO ARRASTE O CÃO PARA O BURACO RECENTEMENTE FEITO PARA O CASTIGAR! O animal não entenderá o castigo e isso só servirá para o cão ter medo de si. O cão evitará cavar o jardim à sua frente, mas decerto que o fará quando não estiver ninguém a controlá-lo.

AJA DE ACORDO COM O QUE OBSERVAR

Se o seu cão só há pouco tempo desatou a escavar sem motivo aparente, numa zona mais fresca, e o tempo está muito quente, é provável que sinta calor! Ceda um espaço à sombra no quintal, providencie uma pequena piscina infantil para o cão se refrescar, permita que entre em casa nas horas de maior calor ou então arranje uma casota fresquinha com uma cama de água.
O seu cão está hiperactivo, rói coisas sem parar e escava buracos... então pode estar aborrecido. Brinque com ele. Não o deixe no jardim apenas porque tem muito espaço para lá estar. Leve-o a passear pelo bairro, para conhecer coisas e cheiros novos. Brinque interactivamente com ele, atire objectos para ele ir buscar, leve-o a praticar agility ou outro exercício que o estimule mentalmente. Quando o deixar só no jardim, deixe-lhe alguns brinquedos favoritos para se entreter.
E se ele só abre buracos bem no meio do quintal? Talvez esteja à procura de bichos subterrâneos! Se for este o caso deve contactar os serviços de protecção à natureza locais a fim de armadilhar legalmente a zona e capturar os animaizinhos escavadores responsáveis pela curiosidade do seu cão.
Você repara que os buracos se situam perto dos muro, como se ele quisesse sair para a rua. Neste caso o seu cão pode tentar chegar a algo que está do outro lado. Pode ser que queira sair para namorar! Neste caso a esterilização temporária ou permanente resolverá o problema. Pode querer companhia ou buscar aventuras fora da área onde vive. Passe mais tempo com o seu cão ou arranje outro cão para lhe fazer companhia. Entretanto trate de preencher os intervalos na vedação com cimento e coloque rede de "galinheiro" ao longo do muro, enrolando-a e escondendo-a debaixo da relva, em profundidade suficiente para que o cão não consiga fugir.
Supondo que tem uma cadela grávida, ela pode começar a escavar perto da altura do parto. Este comportamento é natural, instintivo e você deve ter paciência e esperar até ela dar à luz, que o comportamento em princípio desaparecerá.
Você acaba de plantar um arbusto novo no jardim. Não é absolutamente irritante o seu cão escavar a terra recém-mexida, fofa e solta à volta da planta? Pois é: o cheiro de terra fresca é muito atractiva para um cão! A turfa é um delírio para ele explorar e rebolar! Neste caso a solução é simples: basta enrolar um pouco de rede à volta do arbusto para o cão não ter acesso nem à terra nem ao arbusto. Assim que a planta crescer, o cão perderá o interesse nela pois o solo estará mais seco e "velho".
Muitos cães gostam de ser macacos de imitação. Assim, não faça jardinagem à frente de um escavador canino, ou ele entenderá que é um comportamento aceitável.
Por vezes os cães escavam por questões territoriais. O cão pode não apreciar ver arbustos num determinado local que lhe interessa ter à sua disposição. Nesse caso ele escavará tudo o que você plantar nesse sítio específico. Terá de ter paciência e deixar esse local para o cão, e plantar os seus arbustos noutro sítio.
Bem, se apesar de tudo isto o seu cão escava, escava sem parar, então considere a hipótese de ceder uma porção do jardim para ele escavar! Enterre aí os seus brinquedos favoritos, ossos de pele e coisas assim para estimular o uso dessa zona específica.

10 causas para um cão ser escavador

1. Falta de exercício
2. Dormir ao relento
3. Passar muito tempo sozinho
4. Não ser esterilizado
5. Ter menos de 2 anos de idade
6. Pertencer a uma raça que gosta de escavar (Terriers, Teckels, Malamute do Alaska, Husky Siberiano, entre outros)
7. Não estar treinado a obedecer ao dono
8. Passar muito tempo ao sol
9. Ser hiper-activo ou muito nervoso
10. Ser castigado sempre que escavar, o que contribui para ser mais nervoso ainda

Em suma, só quando se aperceber porque é que o seu cão escava é que poderá começar a pensar nas possíveis soluções. Às vezes é necessário cimentar ou empedrar as zonas junto à vedação. Manter as unhas do cão mais bem aparadas pode também ajudar. Se o animal quiser escavar para observar o que se passa no outro lado, abra um buraco na vedação para ele satisfazer a sua curiosidade! Decerto que lhe dará menos trabalho do que escavar um buraco por baixo da vedação. Pode utilizar coleiras de treino por controle remoto. Estas borrifam o focinho do cão com aroma de citronela. O único senão é o preço oneroso dessas coleiras!
Se possível, considere a hipótese de ter outro cão se ele se sente aborrecido. Ou passei-o durante mais tempo na rua. Se ele fizer muito exercício, terá menos vontade de escavar. Aconselhe-se com o médico veterinário se não conseguir chegar a nenhuma conclusão. Rejeite a ideia que todos os escavadores sofrem de ansiedade! Escavar é um comportamento canino normal e o cão aprecia-o! Por isso se tudo falhar, ceda-lhe uma parte do quintal para ele escavar!

publicado por mímica às 17:50

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De davis o nosso sharpei a 10 de Junho de 2008 às 13:26
Olá!Eu não escavo! Mas cheiro tudo, tudo à minha volta!

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Silves: Cães ajudam crian...

. Cientistas indicam que os...

. Especial Halloween - Anim...

. Torturar e matar animais ...

. Elefante bebé chora depoi...

. Como os animais realmente...

. Associação transmontana q...

. Cão ajuda criança em caso...

. Furacão Katrina provocou ...

. Animal defende fim da "ve...

.arquivos

. Março 2014

. Dezembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Uma outra paragem

. NÃO ...

. Penteados em tempo de aul...

. Quem escreveu isto é um g...

. Amor vândalo

. O IDIOTA E A MOEDA

. Respostas Reais

. Historia de Portugal em p...

. Dia do nosso Nascimento

. Conversa entre Ministros

.links

.participar

. participe neste blog


Girly glitter comments from www.GirlyTags.com

Girly glitter comments from www.GirlyTags.com

.Adopção

Adotado no Evelyn's Place.com Adotado no Evelyn's Place.com Adotado no Evelyn's Place.com

.Vamos Ajudá-los

lays by verdinha lays by verdinha lays by verdinha lays by verdinha
Esta Terra que é a Nostra
Image Hosted by ImageShack.us
adopt your own virtual pet!

.subscrever feeds