«Embora seja difícil estabelecer uma relação directa de causa e efeito, existem razões fortes para relacionar a poluição química com debilidades no sistema imunitário, distúrbios hormonais e alterações de comportamento na vida selvagem do Árctico», refere o documento do WWF (Fundo Mundial para a Vida Selvagem), divulgado quinta-feira.
Vários estudos confirmam que os predadores de topo, como os ursos polares e as belugas, estão altamente contaminados com substâncias químicas, como os PCB (policlorobifenilos) e os pesticidas organoclorados.
Os cientistas sublinham ainda que novos químicos, como os retardantes de chamas brominados (usados por exemplo no equipamentos eléctricos e electrónicos ) ou os fluorinados, acrescem à carga tóxica das espécies árcticas.
Estes compostos químicos referenciados são usados na grande maioria dos produtos e objectos usados no dia-a-dia.
«Não podemos continuar a ignorar as provas de que os químicos estão a prejudicar a saúde dos animais selvagens«, afirmou Samantha Smith, directora do Programa Internacional do Árctico do WWF.
Os ambientalistas estão preocupados sobretudo com a interacção da contaminação química com outras ameaças à vida do Árctico, como as alterações climáticas, a perda de habitats e a diminuição de alimentos.
De acordo com o relatório, este tipo de poluição tem também implicações na saúde dos povos indígenas que dependem de uma dieta marinha tradicional.
A WWF apela, por isso, a um reforço significativo do projecto legislativo europeu sobre substâncias químicas (REACH), considerando que a actual proposta apresenta falhas na identificação e substituição dos químicos mais perigosos.
Diário Digital / Lusa
. Silves: Cães ajudam crian...
. Cientistas indicam que os...
. Especial Halloween - Anim...
. Torturar e matar animais ...
. Elefante bebé chora depoi...
. Como os animais realmente...
. Associação transmontana q...
. Cão ajuda criança em caso...
. Furacão Katrina provocou ...
. Animal defende fim da "ve...
. NÃO ...
. Penteados em tempo de aul...
. Historia de Portugal em p...